From jpf@ince.gov Tue Mar 15 11:15:20 2034
Received: from urca.ince.gov.br by dcc.unicamp.br
Date: Tue, 15 Mar 2034 11:12:49 -0300
From: Jorge Perez Ferreira
Message-Id: <203503151412.LAA00839@urca.ince.gov>
To: esquina-das-listas@dcc.unicamp.br
X-Organization: Instituto Nacional de Computacao e Estatistica
X-Mailer: Pine v.9.57


Salvem meus amigos,

Tudo começou em 1999 quando Ferris descobriu finalmente o monopólo magnético. Depois veio Haden e reformulou as equações de Maxwell levando em conta a existência do monopólo magnético. Em 2012 Baldwin apareceu finalmente com a equação que faltava, a equação de Baldwin juntava num sistema só a física quântica com o elétromagnetismo, gerando um complexo sistema de equações que na teoria resolveriam qualquer problema físico. Nos anos seguinte multiplicaram-se trabalhos provando a validade de tais equações prevendo e explicando fenêmenos até então incompreendidos pelo homem. Mas a maior realização mesmo foi pela equipe do professor Bangerter que conseguiu reproduzir num modelo computacional toda a história do universo, desde o Big Bang até o nascimento do Sistema Solar e a tranformação do planeta Terra em lugar propício ao desseenvolvimento da vida.

Foi aí que tudo começou. Eu era um estudante do segundo ano de engenharia e estava trabalhando na equipe do professor Bangerter. Eu estava responsável por programar alguns objetos que eram usados nos cálculos do modelo da expansão do Universo, logo após o anúncio do modelo e da morte do professor Bangerter pouco depois de ser indicado para o prêmio Nobel, fui convidado para trabalhar num projeto do governo.

Em janeiro de 2019 comecei a trabalhar junto com alguns colegas da equipe do professor Bangerter no INCE onde fomos incorporados ŕ equipe do Doutor Dias. O Dutor, um psiquiatra fã de Arthur Clark, era o responsável por um projeto secreto conhecido como Projeto Rama. No princípio não nos diziam nada sobre o projeto, mas com o tempo foi se tornando óbvio para nós que eles estava usando o modelo do professor Bangerter para prever a reação de grupos de pessoas a certos estímulos. Eu desenvolvia objetos de pessoas que estavam dentro de outros objetos maiores que formavam os grupos, outros colegas meus estavam desenvolvendo as rotinas que trabalhavam com os objetos.

Em agosto de 2026 o primeiro protótipo do nosso sistema estava pronto, testamos ele prevendo o resultado de diversas pesquisas de opinião, foi um sucesso, tivemos uma margem de acerto de mais de 90%.

Em 2027 começamos a aprimorar o sistema e incluir mais objetos e aumentar nosso banco de informações que era utilizado para gerar as condições iniciais do problema. No fim da década conseguimos prever com apenas dois erros os senadores que seriam eleitos meses depois.

Foi quando as coisas começaram a ficar estranhas, de um dia para o outro o Doutor Dias foi afastado de seu cargo. No seu lugar entrou o aspero Coronel Marcondes. Nossa rotina mudou completamente, passamos a ser vigiados dia e noite, não podíamos mais conversar e trocar idéias entre nós. Não sabíamos mais como o projeto estava indo, toda a equipe de operação foi trocada por militares.

No ano passado como vocês devem se lembrar os as eleições foram extremamente manipuladas, era como se a extrema direita soubesse de todos os planos de seus adversários, o que causou grandes confusões na campanha de Carlos Miguel, acessores e estrategistas sendo afastados devido ŕ suspeita de vazamento de informações secretas, sendo que nenhuma prova foi achada por ninguém.

Nos últimos meses andei, com muito cuidado, dando uma pesquisada nos meandros do sistema. Conseguí conversar com o responsável pela manipulação dos objetos e após analisar alguns resultados, que eu conseguí acessar utilizando um pequeno furo de segurança na máquina descobrí que o sistema já é capaz de prever com garndes chances de acerto reações de indivíduos. Sim eles já conseguem descobrir os seus segredos e prever o que você fará amanhã. Assustador pois sim. O mundo previsto por Orwell está finalmente acontecendo 50 anos atrasado.

Decidí escrever esta mensagem alertando vocês pois hoje pela manhã fomos dispensados do trabalho, não precisam mais de desenvolvedores, o sistema está pronto. Fui até a minha sala pegar minhas coisas e não resistí, entrei no sistema pela última vez e chequei os dados de entrada que eles usariam hoje, e qual não foi minha surpresa que estavam tentando prever a nossa reação, de todos os funcionários que estavam sendo afastados hoje.

Com certeza eles já sabem que estou escrevendo isso daquí, qual será a reação deles? Esperem, estou vendo numa janela no canto superior direito do meu monitor, eles estão aquí, na porta de meu apartamento. Sim a Polícia do Pensamento.

Adeus meus amigos...
Jorge Perez